Regras

Estas são as regras do fórum, são regras simples, que solicitamos aos participantes que respeitem, para que o fórum possa ser útil e de agradável leitura à todos os visitantes.


FÓRUM DO CLUBE DAS CALOPSITAS



PREÂMBULO

O Clube das Calopsitas, fórum gratuito de discussão sobre a criação, manejo e principais questões sobre a criação e manutenção de Calopsitas e outras aves se reserva ao direito de estabelecer normas de conduta em seu ambiente virtual, visando a funcionalidade, a ordem e o clima amistoso entre todos os membros.
Estas são as regras do fórum. São regras simples que solicitamos aos participantes que respeitem, para que o fórum possa ser útil e agradável leitura à todos os visitantes.
Por esse motivo, pedimos que você se utilize do fórum como um privilégio e não como um direito. Use o fórum com bom senso tendo a certeza de que ele não é só seu, mas de todos que o frequentam.

TÍTULO I

Dos objetivos do fórum

Art. 1º - O Fórum do Clube das Calopsitas tem por objetivo principal o compartilhamento de informações entre os membros, o estabelecimento de laços de amizade entre os membros e o debate dos assuntos relativos aos cuidados necessários ao bem estar das calopsitas e também de outras aves.

Art. 2º – O fórum não tem por objetivo o fomento comercial, nem tampouco a divulgação de empresas, marcas ou produtos.
Parágrafo único: Eventualmente o fórum pode admitir a citação de marcas e produtos, desde que ela se limite a citar o nome do produto, a sua função e a existência de outros produtos similares.

Art. 3º - O fórum não tem por objetivo substituir a função do veterinário, nem tampouco fornecer qualquer tipo de atendimento de emergência. Os usuários do fórum poderão ajudar-se mutuamente, inclusive fazendo uso do fórum “Pergunte ao Veterinário“, mas o objetivo é orientar e não medicar o animal sem a orientação de um médico veterinário.

Art. 4º - O fórum é criado pela livre iniciativa privada, sem fins lucrativos. Por essa razão, todo o conteúdo do mesmo é gratuito e disponível para consulta e visualização de qualquer usuário do fórum.
§ 1º - Apesar da gratuidade, o conteúdo postado no fórum faz parte integrante da propriedade intelectual do fórum razão pela qual qualquer cópia do mesmo ou citação em outras mídias deverá ser acompanhada de autorização prévia e expressa da Administração do fórum.
§ 2º - O Fórum do Clube das Calopsitas não tem qualquer responsabilidade sobre o conteúdo postado por seus visitantes, bem como por suas opiniões pessoais.

TÍTULO II

Do cadastro dos usuários

Capítulo I

Do login de acesso

Art. 5º - Para que o cadastro seja válido, é necessário que o usuário concorde integralmente com as regras de uso do fórum e das políticas de privacidade afixadas no fórum.

Art. 6º - É permitido ao usuário somente o cadastro de um perfil, não sendo admitida a pluralidade de cadastros, caso este que enseja o banimento de ambas as contas.
§ 1º - Não é permitida a criação de usuários com login inadequado, ofensivos, provocativos, demasiadamente chamativos ou contrários à legislação vigente no Brasil. Nesse caso, o cadastro será alterado ou apagado, a depender de determinação da Administração.
§ 2º - Não é permitida a criação de usuários com “nicknames” como “criador” ou qualquer expressão que indique a venda ou comércio de aves ou produtos coligados, como alimentos, suplementos, remédios, gaiolas e acessórios.

§ 3º Não é permitido cadastro com dados falsos, de outras pessoas, ou copiados de outros usuários, inclusive banidos.

Capítulo II

Do avatar, da assinatura e da atualização de status

Art. 7º É permitido ao usuário utilizar uma imagem que o identifique nas postagens, desde que a mesma não contenha:
I- Propaganda de qualquer natureza.
II- Logomarca de criadores e/ou empresas do ramo.
III- Imagens que firam o decoro e a moralidade.
IV- Imagens contendo críticas/ofensas à empresas/criadores/pessoas de qualquer natureza.
V- Imagens com conteúdo proibido na legislação vigente no Brasil.

Art. 8º - É vedado o uso da assinatura prevista no fórum para:
I- Propaganda de qualquer natureza.
II- Links externos ao site www.clubedascalopsitas.com.br e aos parceiros do fórum.
III- Mensagens que favoreçam direta ou indiretamente pessoas, profissionais de qualquer área.
IV- Mensagens ofensivas ou agressivas a qualquer membro do fórum.
V- Palavras de baixo calão.
VI- Imagens grandes, que poluam o layout do fórum e/ou o desconfigure ou desloque.
VII- Pedir a atenção em qualquer tópico do fórum, sendo de sua autoria ou não.
VIII- Mensagens com conteúdo imoral, discriminatório ou que faça apologia a qualquer tipo de ilícito civil, bem como prática de qualquer contravenção ou crime previsto em lei.
IX- Mensagens com conteúdo libidinoso ou que ofenda o decoro e a moralidade.

Art. 9º - É permitido ao usuário se utilizar da atualização de status para se expressar, para dar notícias que não se encaixem em nenhum tópico ou nenhuma seção do fórum ou simplesmente para desabafar, desde que esse conteúdo não contenha:
I- Pedido de atenção a qualquer tópico, de sua autoria ou não.
II- Propaganda de qualquer natureza.
III- Mensagens de cunho ofensivo, racista, discriminatório, imoral ou em desacordo com a lei vigente no Brasil.
IV- Críticas a empresas, criadores e outros membros do fórum.
V- Incitação a discussões, desavenças e reclamações acerca de qualquer usuário ou membro.
VI- Perguntas que possam ser objeto de tópicos ou cujo conteúdo esteja disponível nos artigos do fórum ou nos debates contidos no conteúdo do fórum.
VII- Links externos ao site www.clubedascalopsitas.com.br e aos parceiros do fórum.
VIII- Pedidos de dados pessoais de quaisquer membros do fórum.

Capítulo III

Das mensagens privadas

Art. 10 – O fórum disponibiliza um sistema de mensagens privadas entre os usuários, para que estes possam tratar entre si, qualquer assunto que não possam ou não gostariam de tratar no fórum, desde que o conteúdo dessas mensagens não contenha:
I- Mensagens de cunho ofensivo, racista, discriminatório, imoral ou em desacordo com a lei vigente no Brasil.
II- Ameaças, ofensas e qualquer tipo de desentendimento acalorado. Na incidência disso, a Moderação/Administração deverá ser imediatamente comunicada, devendo o usuário passar à Moderação/Administração todo o conteúdo da conversa, na íntegra.

III- É terminantemente proibido indicar medicamentos por mensagem privada ou qualquer outro meio através do fórum.

IV- Todos os sistemas de Base de Dados são monitorados, inclusive mensagens privadas. Sempre que houver denúncias sobre qualquer usuário, a administração poderá ter acesso as mensagens privadas para o esclarecimento da situação.

Art. 11 – A Mensagem privada é o meio próprio para:
I- Troca de informações entre os usuários com a finalidade de doação e/ou negociação de aves ou produtos anunciados exclusivamente nos classificados do fórum.
II- Indicação de veterinários, criadores, suplementos, acessórios, lojas e afins.
III- Conversas pessoais dos membros, ressalvados os termos do art. 10 das regras de uso.

TÍTULO III

Das punições, normas de conduta no fórum e das postagens.

Capítulo I

Das punições

Art. 12 – As punições serão aplicadas de acordo com a gravidade das violações cometidas. Para cada violação, é atribuído um valor de alerta, que varia de 1 a 10.

Art. 13 – Um alerta tem validade de 30 dias e no caso do envio de 10 pontos de alerta nesse período, o usuário será banido da comunidade.
Parágrafo único: se o mesmo usuário, dentro de um prazo de 30 dias, incorrer em reiteração do mesmo erro ou descumprimento das regras por 3 vezes, será banido da comunidade.

Art. 14 – Para as normas de conduta, haverá previsão expressa da pontuação de alerta referente ao descumprimento da norma, sem prejuízo da punição que está tipificada em cada artigo.

Art. 15 – São possíveis as seguintes punições:
I- Advertência.
II- Pedido de retratação.
III- Exclusão do post ou do tópico.
IV- Moderação das postagens.
V- Suspensão do fórum.
VI- Banimento permanente do fórum.

Art. 16 – As punições podem ser aplicadas cumulativamente ou não, nos termos das regras de uso abaixo discriminados.
Parágrafo único: As punições de I a V previstas no artigo anterior poderão ser aplicadas por um moderador isoladamente. A punição de banimento permanente será aplicada em decisão colegiada, com a aprovação da Administração.

Art. 17 – As punições previstas nos incisos IV e V do artigo anterior terão quantum estipulado a critério da moderação, podendo variar de 1 (uma) hora a 7 (sete) dias corridos.

Capítulo II

Das normas de conduta

Art. 18 – Todo participante tem o direito de postar livremente em nossa comunidade, exceto quando esta postagem violar as regras de uso ou qualquer legislação vigente no Brasil.

Art. 19 – O participante que postar em desacordo com as normas será advertido via Mensagem Privada e punido, nos termos dessas regras, além de ter sua postagem editada e/ou excluída, dependendo do caso.

Art. 20 – É vedado ao usuário postar conteúdo protegido por direitos autorais sem a prévia autorização do autor e a devida menção, ao final da postagem, dos créditos pelo conteúdo. A citação deve ser formato: “Fonte: Site XPTO, acessado em DD/MM/AAAA”, onde XPTO é o nome do Site e não o endereço do mesmo.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 21 – É proibido postar críticas destrutivas que incitem o desentendimento entre os usuários e/ou expor outros usuários a situação vexatória ou difamante.
Punição: 2 pontos de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 22 – É proibido ofender, xingar, difamar qualquer usuário ou empresa. Ofensas não devem ser retrucadas e devem ser imediatamente reportadas à moderação, para que esta intervenha a resolva a questão com o infrator.
Punição: 10 pontos de alerta, banimento permanente e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 23 - Não serão aceitas discussões que fujam da lisura e do respeito inerentes a um debate saudável.
Punição: 5 pontos de alerta, moderação das postagens e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 24 – Não serão admitidas ofensas de cunho racista, ideológico, religioso e contrárias à legislação vigentes no Brasil.
Punição: 10 pontos de alerta, banimento permanente e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 25 – Não é permitido criticar e reclamar abertamente do comportamento de outros usuários. Qualquer tipo de reclamação deve ser dirigida à moderação/administração através da ferramenta “Denúncia”.
Punição: 3 pontos de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 26 – Não é permitido o uso de palavras de baixo calão em qualquer debate no fórum.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 27 – É terminantemente proibida a incitação de discussões e desavenças. Qualquer usuário que incitar brigas e provocar os demais usuários, ainda que fazendo de ironias e outros subterfúgios se enquadra nessa previsão.
Punição: 8 pontos de alerta, suspensão e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 28 – É proibida a veiculação de quaisquer tipos de propagandas e/ou ofertas, seja do usuário ou de terceiro, que caracterize benefício para este.
Punição: 5 pontos de alerta, moderação das postagens e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 29 – É proibido pedir a atenção a tópicos e postagens, seja este de autoria do usuário ou não, em qualquer meio de comunicação disponível no fórum.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 30 –É proibido apressar a resposta a um tópico. Qualquer postagem desnecessária com o intuito de meramente alterar a ordem dos tópicos é enquadrável nesse artigo. Aguarde a resposta da sua pergunta. O Fórum tem um alto fluxo de visitas, então, tenha a certeza de que alguém está lendo o que você perguntou. Apressar a resposta é injusto com os outros usuários que não se usam dessa prática.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 31 – É proibido postar links externos ao fórum e aos parceiros do fórum. Isso evita propagandas, pop-ups, hacking e outras pragas da internet.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 32 – É proibido pedir receitas médicas no fórum, bem como pedir aos usuários a posologia de medicamentos no fórum. Isso é contra os objetivos do fórum previstos no Título I das regras.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 33 – É terminantemente proibido prescrever qualquer tipo de medicação para aves no fórum. Conforme consta no Título I deste, a finalidade do fórum é orientar e não substituir o médico veterinário.
Punição: Banimento.

Parágrafo único: O Fórum do Clube das Calopsitas não se responsabiliza por prescrições medicamentosas veiculadas entre os usuários do fórum por mensagem privada, porém caso seja descoberto causará o banimento do usuário.

Art. 34 – É proibido pedir, oferecer ou dar qualquer tipo de orientação ou explicação por qualquer meio que não seja o canal aberto do fórum. A sua dúvida pode ser a mesma de outros usuários e a finalidade do fórum é justamente essa, de disponibilizar a facilidade ao acesso à informação.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post/atualização de status.

Art. 35 – É terminantemente proibida qualquer negociação no fórum que não seja na seção de classificados.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Parágrafo único: Doações devem ser divulgadas no fórum próprio e negociadas por Mensagem Privada.

Art. 36 – É proibido pedir, oferecer ou divulgar dados pessoais dos usuários no fórum. Quem quiser disponibilizar seus dados, que o faça na página do perfil, que é o meio próprio para tal.
Punição: 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do tópico/post.

Art. 37 – Nos casos omissos nas regras, de postagens e/ou comportamentos que agridam qualquer usuários e/ou a comunidade como um todo, a Moderação/Administração analisarão o caso e decidirão o procedimento adotado.

Parágrafo único: Para as regras do fórum que não possuem punição tipificada, a regra é a punição mínima, ou seja, 1 ponto de alerta, advertência e edição/exclusão do conteúdo que não esteja de acordo com as regras.

Capítulo III

Das postagens

Art. 38 – Recomenda-se ao usuário o uso da pesquisa antes de postar uma dúvida. Perguntas reiteradas sobre assuntos já debatidos serão fechadas e o Moderador apontará um link que explore o conteúdo abordado.

Art. 39 – No fórum não serão aceitas postagens sem conteúdo relevante ou consideradas flood, com o intuito de aumentar o nº de postagens. Contagem de pontos não ranqueia os usuários. Para isso, existem os botões “Agradecer” e “gostei” nos posts. Para cada postagem considerada flood, o usuário receberá 1 ponto de alerta e a mesma será excluída do fórum sem aviso prévio.

Art. 40 – Utilize como título do tópico algo relacionado ao assunto principal e elabore o título de modo que ele explique em poucas palavras o que acontece, como por exemplo: “Calopsita não quer dormir”, “Calopsita com olho irritado”.

Parágrafo único: Títulos em caixa alta, ou seja, somente com letras maiúsculas, ou com títulos como “Alguém me ajude”, “Problema”, “Bomba”, “Novidade”, “Socorro”, “Urgente” serão editados pela moderação sem aviso prévio.

Art. 41 – Não utilize caixa alta nas postagens, pois isso é equivalente a gritar em meio eletrônico, o que é deselegante e injusto com os outros usuários que leem e postam no fórum, pelo fato de destacar esse texto além dos demais. Tais postagens serão editadas sem aviso prévio.

Parágrafo único: Igualmente o artigo anterior se aplica à postagens negritadas por inteiro, com fonte maior, cores berrantes, sublinhadas ou qualquer outra forma de chamar a atenção.

Art. 42 – Ao criar um tópico, faça-o na seção adequada. Existem várias seções que visam suprir as necessidades dos usuários e facilitar a busca por informações. Mensagens postadas em seções inadequadas somente contribuem para a desorganização do fórum. Portanto, qualquer mensagem postada em seção incorreta será movida sem aviso prévio pelos moderadores e o autor da mesma poderá ser advertido a fim de que o fato não se repita.

Art.43 – Não poste sua dúvida em vários lugares ao mesmo tempo. Tópicos repetidos serão apagados sem aviso prévio e o usuário acumulará 1 ponto de alerta para cada tópico/postagem duplicada.

Art. 44 - Ao responder um tópico, procure não fugir do assunto principal. Caso isso aconteça, tente voltar ao assunto durante as postagens seguintes. Tópicos cujo assunto principal foi demasiadamente desvirtuado poderão ser bloqueados sem aviso prévio pelos moderadores.

Art. 45 – Faça a revisão das suas postagens. Facilite a leitura de quem está no fórum lendo as postagens e respondendo. Tópicos confusos, com muitos erros ou sem sentido poderão ser alterados ou excluídos pela moderação sem aviso prévio.

Art. 46 - É permitida somente uma dúvida por tópico, não utilize um mesmo tópico para várias perguntas.

TÍTULO IV

Disposições finais e transitórias

Art. 47 – Revogam-se as disposições em contrário previstas nas regras de uso até então vigentes.

Art. 48 – Os usuários cadastrados até a data da publicação desta terão que aceitar e se adequar ao disposto nessas novas regras de uso para continuar utilizando o fórum e os usuários cadastrados após a publicação da mesma já devem se adequar de imediato aos dispositivos constantes nessas regras de uso.

08 de outubro de 2012.

Fórum Clube das Calopsitas